quinta-feira, dezembro 07, 2006

The LINGO Experience

Ontem fui ao Lingo. Não ao Bingo, que frequentei há algum tempo atrás, mas ao concurso vespertino da RTP, com Tânia Ribas de Oliveira. E pode-se dizer que a coisa até nem correu mal. A experiência resume-se abaixo.


Convite

Não me lembro bem, mas pode ter sido “No feriado vou ao casting para o Lingo, tu vais comigo.
Ou talvez tenha sido “Por favor, por favor, por favor, preciso mesmo que venhas comigo para ter alguma chance de fazer boa figura!
O mais provável é ter sido algo intermédio. O facto a reter é que sim, há dois meses atrás aceitei ir com a mana ao casting para mais um concurso de televisão.


Casting

Foi no espaço do Ágora, em Santos. Foi a primeira vez que lá entrei; só conhecia o antigo, da altura em que ainda andava na faculdade.
Chegámos atrasados (uns mais do que outros) mas muito a tempo de fazer os testes de selecção. Tivemos de fazer palavras cruzadas, puzzles de palavras, encontrar sinónimos, responder a (algumas) perguntas de cultura geral. À maior parte consegui responder, mas foi-se criativo onde teve de ser. Deixei com a produção uma foto minha com uma das muitas vacas que invadiram Lisboa este Verão, e isto, aliado ao resultado muito acima da média (cof, cof!) da minha prestação escrita garantiram-nos um lugar na sessão de ontem do programa.


Preparativos

Chegámos aos estúdios da Valentim de Carvalho, eu, a mana e o A.R., que nos foi acompanhar e dar (muita) força, um pouco antes da hora marcada (!). Aí já nos esperavam os nossos oponentes da tarde, o José e a Patrícia, primo e prima vindos da zona de Bragança. Vieram de longe para perder…
Entrámos, e a rapariga que nos recebeu estava com uma moca tal que metia impressão. Segundo informações posteriores das colegas, tinha mudado de medicação. Cá pra mim, a receita nova deve incluir administração de tranquilizantes para elefante misturados com LSD…
Chegaram mais membros da produção, e daí a pouco estávamos a passar pelas formalidades da praxe: preenchemos as declarações de cedência de direitos de imagem, e respondemos a um questionário sobre hobbies e afins, e a perguntas sobre o nosso companheiro de equipa. Fui um querido e não disse nada de muito mau acerca da mana.
Entretanto fomos maquilhados, e cá pra mim, da próxima vou aceitar os préstimos do meu maquilhador privativo, porque a meio do programa a minha testa já brilhava. É o que dá quando se economiza no pó matificante. Pelo menos escapei ao destino dos nossos adversários, que ficaram os dois a parecer que tinham acabado de sair do avião, depois de uma temporada nas Caraíbas, de tão castanhos que estavam.


Ensaio

Tivemos primeiro um briefing onde nos foi explicada a mecânica de jogo, e depois passámos ao ensaio propriamente dito, mas não sem antes nos terem colocado os microfones.
Foi um ensaio geral, com direito a praticamente tudo o que se iria passar no directo. Foi aqui que tivemos contacto com a apresentadora, a Tânia Ribas de Oliveira. Já gostava do trabalho dela desde a Operação Triunfo, e mais recentemente n’A Herança, e além de continuar a gostar como conduz o Lingo, confirmou-se a impressão que além de boa profissional é uma pessoa muito simpática e acessível. Adorei vê-la e espero que continue o bom trabalho.
Foi engraçado porque o ensaio foi muito idêntico ao que se iria passar a seguir. A equipa A (que por acaso era porreira; eram os dois muito fixes) começou a ganhar, mas nós (a equipa B – dah) conseguimos passá-los no final. A simulação da final também correu bem… *sigh*
Acabou o ensaio e depois de retocar a maquilhagem ainda houve tempo para ir ter com o A.R., que estava a assistir por TV de circuito fechado e ir tomar um café para ajudar os nervos.


Directo

E pronto, lá assumimos os nossos lugares para o directo, eu e a mana na nossa bancada, e o A.R. na plateia, ao lado das velhinhas todas. :)

Não vou detalhar o decorrer da sessão, até porque o A.R. já fez isso no seu blog. Como dá para perceber por aí, as pontuações não começaram bem para o nosso lado, e comecei logo a vislumbrar um destino idêntico ao fiasco (em termos de pontos) que foi o Em Família. Felizmente conseguimos dar a volta ao resultado e até criámos, atrevo-me a dizer, algumas situações interessantes para quem estava a ver, com as reviravoltas, empates e desempates.
Mais importante do que os espectadores terem gostado ou não, foi eu perceber como da outra vez que passados os momentos iniciais deixei de me preocupar minimamente com as câmaras e apenas joguei – com o bónus de desta vez não me ter perdido em tiques nervosos. Deixei os bichos-carpinteiros bem sossegadinhos e ali estive, sereno e compenetrado. E a responder coisas certas.
Diverti-me muito. Acho que se notou. Fartei-me de “picar” a mana e ela a mim. E apesar de só termos ganho mais 10 euros do que a outra equipa, o termos conseguido ESMAGÁ-LOS COMO INSECTOS!!!! (pode haver aqui alguma liberdade criativa…) fez a diferença e saímos dali com o sentimento de dever cumprido. Pena não se ter conseguido fazer mais na segunda parte – no ensaio tinha corrido muito melhor – mas paciência.

Fora de brincadeiras, tenho de te agradecer, mana, por termos mesmo formado uma equipa e os dois termos conseguido passar à final. Portaste-te muito bem e fiquei orgulhoso de ti.
E tenho de te agradecer, meu A.R., por teres ido apoiar e por fazeres com que sinta sempre que estás ao meu lado.

Pode parecer estupidez para os outros, mas sinto que ontem venci mais um (pequeno) desafio pessoal. E sinto-me bem por isso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois, estas pequenas experiencias servem acima de tudo para nos mostrar que por vezes somos mais fortes do que nós próprios julgamos. E para quem dizia ter medo das câmaras portaste-te mesmo muito bem (à tua mana não vale a pena dizer porque já é batida no assunto)... Muitos Parabéns lindo...
Mas o que queria mesmo dizer é que vendo cópias do programa (DVD ou VHS) por uns meros 25€+Portes de Envio, por isso quem estiver interessado é só ligar, não para a MontraIdeiaCasa, mas para mim... E se não ficarem satisfeitos podem devolver (prazo máximo de devolução: meia hora após recepção nos CTT).

Beijos e agora quero ver-te em mais concursos!!!

rmixme disse...

Não tive oportunidade de ver porque estava a trabalhar mas depois vou querer ver. Tens de marcar mais um convivio para ir mos todos ver, que te parece?

A luta de desafios pessoais é óptima e é bom ir sempre lutando contra eles. Afinal, todos nós conseguimos, temos é de ter mais ou menos esforço para os vencer.

rmixme disse...

Não tive oportunidade de ver porque estava a trabalhar mas depois vou querer ver. Tens de marcar mais um convivio para ir mos todos ver, que te parece?

A luta de desafios pessoais é óptima e é bom ir sempre lutando contra eles. Afinal, todos nós conseguimos, temos é de ter mais ou menos esforço para os vencer.

Anónimo disse...

Obrigada mas a equipa já está formada há mtos anos.. ou não??
Também mais e mais estou orgulhosa do meu maninho gande!! Andas a começar a mostrar a todos o q eu já sei à bué.. ÉS LINDO!! BJS